FILMES COMPÓSITOS BIODEGRADÁVEIS COM NANOCELULOSE MODIFICADA DE PALHADA DE SOJA

  • David Fernando dos Santos Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Laranjeiras do Sul
  • Alana G. Souza Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas – CECS/ Universidade Federal do ABC (UFABC)
  • Rafaela R Ferreira Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas – CECS/ Universidade Federal do ABC (UFABC)
  • Derval Dos Santos Rosa Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas – CECS/ Universidade Federal do ABC (UFABC)
  • Vania Zanella Pinto Universidade Federal da Fronteira Sul
Palavras-chave: nanocelulose, filmes compósitos, resíduos de soja

Resumo

A alta taxa de produção do grão de soja, gera resíduos em larga escala. Uma aplicação destes resíduos é a produção de nanocelulose (NC), porém, visando a ampliação de aplicações e sua viabilidade, modificações na NC mostram-se importantes. NC de resíduos da colheita de soja foi produzida, utilizando moagem mecânica, 6, 9, e 12h, e modificada pela adição de um surfactante. Para caracterizar a NC utilizou-se espectro infravermelho, difração de raios-X, análises termogravimétricas e espalhamento dinâmico de luz e potencial Zeta. Indicando a introdução de moléculas de surfactante nas cadeias de celulose da NC, o agente modificante favoreceu a dispersão e reduziu em 23 e 33 % o raio da NC para 9h e 12h, respectivamente. Foram produzidos filmes compósitos de amido e NC de 9e 12h, 1, 3 e 5%, e caracterizados pelo uso de isotermas de sorção e ajustadas ao modelo de GAB. Um incremento na monocamada pela adição da nanocelulose destacou-se de maneira independente á concentração e modificação. Assim, a produção e modificação de NC destes resíduos da colheita de soja se mostra eficiente e promissora. Mas sua aplicação em filmes compósitos biodegradáveis necessita de mais testes para garantir a utilização de seu potencial de aplicação.

Biografia do Autor

David Fernando dos Santos, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Laranjeiras do Sul
Graduando de Engenharia de Alimentos na Universidade Federal da Fronteira Sul.
Alana G. Souza, Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas – CECS/ Universidade Federal do ABC (UFABC)

Doutoranda em Nanociências e Materiais Avançados

Rafaela R Ferreira, Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas – CECS/ Universidade Federal do ABC (UFABC)

Mestranda em Nanociências e Materiais Avançados

Derval Dos Santos Rosa, Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas – CECS/ Universidade Federal do ABC (UFABC)

Professor Adjunto

Vania Zanella Pinto, Universidade Federal da Fronteira Sul

Professora Adjunta

Publicado
07-10-2020