PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NA UFFS: TRAJETÓRIAS ACADÊMICAS DO INTERIOR PARA O EXTERIOR

  • Paula Salete Zago universidade federal da fronteira sul campus erechim
  • Zoraia Aguiar Bittencourt
Palavras-chave: Internacionalização da Educação; Mobilidade Acadêmica; Programa Ciência sem Fronteiras; UFFS.

Resumo

A Internacionalização e a Mobilidade Acadêmica têm sido decisivas para o futuro das Instituições de Ensino Superior (IES), visto que, cada vez mais, se constituem como mecanismos de desenvolvimento institucional. A intencionalidade deste estudo é apresentar dados referentes às experiências de Mobilidade Acadêmica na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Para tal, fez-se necessário uma Pesquisa Bibliográfica, ancorada em autores como Aveiro (2014), Morosini (2019), Oliveira (2016), além de uma Pesquisa de Estado de Conhecimento e uma Pesquisa Documental. Assim, verificou-se que a Internacionalização é um processo amplo e dinâmico, que pode ser concretizado em diferentes modalidades, mas que tem a Mobilidade Acadêmica como principal forma de Internacionalização, constituindo-se como a estratégia mais disseminada entre as IES no mundo. Quanto à Mobilidade Acadêmica, especificamente em relação ao Programa Ciência sem Fronteiras (CsF), evidencia-se sua relevância, porém percebe-se a necessidade de serem mantidos os investimentos federais em sua execução. Quanto à UFFS, a mesma vem debatendo e criando ordenamentos legais e políticas institucionais que dão base à Mobilidade Acadêmica. Nesse cenário, desde 2012 até o momento, a UFFS já proporcionou a 128 estudantes experiências de Mobilidade Acadêmica, sejam elas nacionais ou internacionais, as quais serão apresentadas e analisadas nessa pesquisa.

Publicado
08-10-2020