A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA DE /R/ EM PASSO FUNDO-RS
Resumo
Quando ouvimos alguém falar, logo fazemos comparações e julgamentos, conscientes e inconscientes, sobre a origem do falante e outras características sociais que podem ser inferidas a partir de traços específicos de sua fala. Nesse sentido, esta pesquisa investiga impressões sociais e atitudes linguísticas acerca da variedade de português brasileiro falada em Passo Fundo-RS, focalizando a produção variável da consoante rótica /R/ em posição de coda silábica medial (‘por.ta’) ou final (‘mar’, ‘so.lar’). Mediante uma análise preliminar da produção dessa variável fonológica, obtida através de entrevistas com uma amostra de residentes de Passo Fundo - RS, foi possível constatar, por meio de Análise de Regra Variável (ARV), que a variação linguística de /R/, de fato, manifesta-se de forma estruturada e heterogênea nesta comunidade de fala.
Copyright (c) 2020 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).