DESENVOLVIMENTO E ESTUDO IN VITRO DE UMA NOVA FORMULAÇÃO TERAPÊUTICA CONTENDO ÓLEO ESSENCIAL DE CITRONELA PARA TRATAMENTO ALTERNATIVO DA MASTITE BOVINA.
Resumo
A mastite bovina caracteriza-se pela inflamação da glândula mamária e apresenta como um dos seus principais agentes causadores a bactéria Staphylococcus aureus. Diante do aumento da resistência bacteriana frente a antibióticos convencionalmente utilizados, óleos essenciais de plantas, como é o caso da Cymbopogon winterianus, podem surgir como alternativas promissoras. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi desenvolver uma formulação terapêutica contendo Óleo Essencial de Citronela (OEC) e verificar seu efeito antimicrobiano sobre agentes infecciosos isolados de bovinos acometidos por mastite. Para este estudo foram utilizadas 27 cepas de S. aureus resistentes a antimicrobianos a fim de determinar a Concentração Inibitória Mínima (CIM) e Concentração Bacteriana Mínima (CBM) do OEC frente as cepas estudadas. Na sequência, foi elaborado um hidrogel contendo carbômero-940, propilenoglicol e OEC com o intuito de testar as suas capacidades antimicrobianas e características físicas e químicas. As cepas apresentaram uma sensibilidade ao OEC cuja CIM e CBM foram de 0,62% e 2,50%, respectivamente, demonstrando seu potencial no combate da mastite. Após preparo do hidrogel verificou-se boa viscosidade, ausência de gotejamento e separação de fases em resfriamento e/ou a temperatura ambiente. Por fim, a formulação apresenta viabilidade, principalmente pelo baixo custo e facilidade de produção.
Copyright (c) 2020 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).