O CORPO HUMANO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE DOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS PUBLICADOS NO SÉCULO XX

Palavras-chave: Livro-didático; Corpo Humano; Currículo.

Resumo

O CORPO HUMANO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE DOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS PUBLICADOS NO BRASIL NO SÉCULO XX

No ensino de ciências as tradições pedagógicas e utilitárias são associadas à ciência das coisas comuns, próximas ao domínio e à linguagem de compreensão das crianças e pessoas comuns e, portanto, situadas na perspectiva de uma educação de massas (LOPES, 2000). A Ciência com suas diversas áreas de ensino, busca levar conhecimentos científicos do cotidiano e questões de atualidade  ao espaço escolar, remetendo a questões socioambientais, ensino de botânica, ensino de ecologia, ensino do corpo humano, entre outros temas (KRASILCHIK, 1987). Com essa perspectiva, estudar o corpo humano partindo do seu processo de organização, o seu desenvolvimento anatômico e fisiológico e a reprodução humana  são exemplos de compactuar entre conhecimento científico e a própria realidade do aluno.

No Ensino de Ciências o Livro Didático (LD) é uma ferramenta muito utilizada pelos professores para/no processo de ensino e aprendizagem e de significação conceitual, auxiliando na construção do conhecimento por meio de seus conteúdos, recursos complementares, imagens e atividades propostas. Além disso, o LD também é utilizado para o planejamento escolar e o desenvolvimento das aulas de alguns professores, desta maneira, determinando o currículo prescrito.

O presente trabalho analisou o conteúdo sobre Corpo Humano nos livros didáticos de Ciências publicados no Brasil no século XX, por meio de uma perspectiva temporal. Desta maneira, averiguou-se o modo como foram temporalmente construídos e influenciam o processo de  significação conceitual. Analisou-se também os conteúdos, atividades propostas e recursos complementares presentes sobre corpo humano presentes nos livros didáticos de Ciências publicados no Brasil de 1930 a 1949 e de 1950 a 1968.

Esta pesquisa é de caráter qualitativo do tipo documental (LUDKE; ANDRÉ, 2001),  utilizando o Livro Didático como documento para realizar a análise do conteúdo. Para a análise dos conteúdos do corpo humano presentes nos livros de Ciências do século XX (Tabela 1) utilizou-se os Parâmetros Curriculares Nacionais que constituem um referencial para a educação no Ensino Fundamental em todo o país, tais são: clareza do texto; nível de atualização do texto para o período; grau de coerência entre as informações apresentadas e também critérios como fraco, regular, bom, excelente para a classificação do conteúdo do livro didático. Também foram averiguadas as atividades propostas (questões propostas; atividades práticas; estímulo a novas tecnologias; trabalhos em grupo; entre outros) e recursos complementares (textos complementares; glossários; atlas; cadernos de exercícios; guias de experimentos; guia do professor; entre outros) (VASCONCELOS; SOUTO,2003).

A partir das análises, notou-se que os oito livros apresentam as principais temáticas do estudo do corpo humano em informações semelhantes, abordando assim os seguintes conteúdos: esqueleto humano; sistema nervoso; aparelho digestório; o estudo da dentição; aparelho respiratório; vias urinárias; aparelho sensorial; sistema circulatório.

Alguns livros analisados trazem maiores especificidades sobre o conteúdo do corpo humano, como o LD4 e LD5 que, ao tratar sobre sistema circulatório atendem a temática dos grupos sanguíneos, sendo relativamente uma informação recente para a época de publicação das obras (1944-1957). Outras particularidades são encontradas nos livros LD3, LD4 e LD5 apresentando no início da temática do corpo humano características fenotípicas enquanto metodologia para introdução ao conteúdo. As características fenotípicas apresentadas são a presença de imagens e textos que estudam o formato do nariz, a conformação do crânio, a fenda palpebral, a cor da pele, os tipos de cabelos e a cor dos olhos. Por meio disso, há de considerar que os livros da época (1941-1957) apresentam exemplos para compreensão de características fenotípicas humanas e sensibilização perante as diversidades do meio social.

Dos oito livros analisados, três deles apresentaram recursos complementares, sendo estes: guia de experimento nos livros LD5 e LD8, os quais apresentaram atividades práticas e a elaboração/contextualização destas se dá como um guia para realizar a atividade. Ainda, o LD7 apresentou o glossário, representado por um minidicionário no final do livro, diante dessa ótica, segundo Vasconcelos e Souto (2003), os recursos são considerados fontes que auxiliam na orientação e interação entre o livro, o professores e os alunos. Assim, glossários, atlas ilustrativos, cadernos de exercícios e guias de atividades experimentais são utilizados em LDs para complementar as necessidades do aluno, permitindo o desenvolvimento de novos conhecimentos e no entendimento dos assuntos abordados nos livros didáticos. 

As atividades propostas estavam presentes em seis dos oito livros didáticos analisados (LD3, LD4,LD5, LD6, LD7, LD8). Assim, é possível identificar que os livros estavam em um processo de adequação e melhoramento em seu contexto histórico nesse quesito, afinal, as atividades agregam o livro pelo estímulo ao raciocínio e o desenvolvimento da criticidade do aluno, além de complementar a aquisição de conhecimento e a capacidade de análise dos alunos (MOHR, 2000). Observou-se também que apenas dois (LD5 e LD8) apresentaram atividades práticas, sendo estas fundamentais para o desenvolvimento da capacidade investigativa e do pensamento científico (VASCONCELOS; SOUTO, 2003).

Em suma, os livros didáticos analisados apresentam conteúdos convenientes para suas épocas de publicação, porém, deixam de abordar conhecimentos que seriam pertinentes para o ensino de Ciências, referenciando assim, o conteúdo de órgãos sexuais que não se fez presentes em nenhum dos oito livros.

Referências

KRASILCHIK, Myriam. O professor e o currículo das ciências. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1987.

LOPES, A. C. Currículo de ciências do colégio de aplicação da UFRJ (1969-1998): um estudo sócio-histórico. Teias, Rio de Janeiro, v. 2, n. 2, p. 1-20, 2000.

LUDKE, M; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 2001. 38P.

MOHR, A. Análise do conteúdo de “saúde” em livros didáticos. Ciência e Educação, Bauru, v. 6, n. 2, p. 89-106, 2000.

VASCONCELOS, S. D.; SOUTO, E. O livro didático de Ciências no Ensino Fundamental: Proposta de critérios para análise do conteúdo zoológico. Ciência e Educação, Bauru, n.1, v.9, p.93-104, 2003.

 

Publicado
08-10-2020