PAISAGENS DAS MISSÕES JESUÍTICO-GUARANIS COMO ELO RAIANO ENTRE BRASIL-ARGENTINA.
Resumo
A presente pesquisa teve/tem como propósito investigar quais são as relações socioculturais estabelecidas a partir de discussões e proposições relevantes para a interpretação dos espaços fronteiriços entre Brasil e Argentina. Na primeira fase dessa pesquisa apresentada no IX JIC em 2019 que também contou com a Fapergs enquanto financiadora do estudo, abordamos o Parque Estadual do Turvo e os Saltos de Moconá, sob a ótica ambiental, nesse segundo momento trazemos as Missões Jesuíticas Guarani sob a ótica cultural para um elo raiano, também em parceria com a Fapergs. Para isso tivemos como ponto de partida para a análise em questão os sítios históricos e arqueológicos de duas reduções jesuíticas: São Miguel do Arcanjo no Rio Grande do Sul e San Ignacio Mini na Provincia de Missiones, reconhecidas enquanto patrimônio mundial pela UNESCO no ano de 1983.
Copyright (c) 2020 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).