FORMAÇÃO DO LEITOR: DA EDUCAÇÃO BÁSICA À UNIVERSIDADE CONCEITOS, POSICIONAMENTOS E ATITUDES EM RELAÇÃO À LEITURA

  • Alessandra Pedrotti Universidade federal da fronteira sul
  • Patrícia Trevisan
  • Claudia Finger-Kratochvil
Palavras-chave: Psicolinguística., Leitura., (Formação do) Leitor., Perfil de leitor., Leitura na universidade.

Resumo

Este trabalho apresenta a análise de um conjunto de dados relativos ao leitor, estudante ingressante na universidade, que integram um banco de dados em construção a respeito do leitor e da compreensão em leitura. A partir de abordagem psicolinguística, o estudo tem por foco a construção do perfil de leitor a partir de conceitos, posicionamentos e atitudes em relação à leitura. Considerando uma amostra de 62 estudantes, analisam-se 13 questões com respostas abertas e fechadas de questionários a respeito da leitura. Os dados apontam para estudantes, em sua maior parte, com uma visão positiva da leitura, mas que dedicam pouco tempo a ela por prazer e parecem desconhecer os processos cognitivos e/ou metacognitivos que lhe dão suporte. Dessa forma, revelam ainda um leitor que carece de suporte para o desenvolvimento de habilidades do leitor proficiente e maduro.

Publicado
07-10-2020