FORMAÇÃO DO LEITOR: DA EDUCAÇÃO BÁSICA À UNIVERSIDADE CONCEITOS, POSICIONAMENTOS E ATITUDES EM RELAÇÃO À LEITURA
Resumo
Este trabalho apresenta a análise de um conjunto de dados relativos ao leitor, estudante ingressante na universidade, que integram um banco de dados em construção a respeito do leitor e da compreensão em leitura. A partir de abordagem psicolinguística, o estudo tem por foco a construção do perfil de leitor a partir de conceitos, posicionamentos e atitudes em relação à leitura. Considerando uma amostra de 62 estudantes, analisam-se 13 questões com respostas abertas e fechadas de questionários a respeito da leitura. Os dados apontam para estudantes, em sua maior parte, com uma visão positiva da leitura, mas que dedicam pouco tempo a ela por prazer e parecem desconhecer os processos cognitivos e/ou metacognitivos que lhe dão suporte. Dessa forma, revelam ainda um leitor que carece de suporte para o desenvolvimento de habilidades do leitor proficiente e maduro.
Copyright (c) 2020 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).