EXTRAÇÃO DE COMPOSTOS FENÓLICOS E ANTIOXIDANTES PRESENTES NA ERVA MATE (Ilex paraguariensis) UTILIZANDO SOLVENTE CLORETO DE COLINA
Resumo
Atualmente tem crescido o interesse pelo consumo de alimentos que proporcionem benefícios a saúde, dentre eles os compostos fenólicos, presentes em alimentos vegetais. O projeto tem como finalidade avaliar a eficiência de extração de compostos fenólicos, utilizando como solvente cloreto de colina, o qual se enquadra nos preceitos da química verde. A erva mate foi higienizada, seca em estufa, triturada e separada em diferentes granulometrias. Os ensaios de extração foram conduzidos a partir da organização resultante de um delineamento composto central rotacional (DCCR), em que se buscou avaliar a influência da temperatura, da granulometria, da velocidade de agitação e da concentração do solvente na extração de compostos fenólicos. Foram realizados testes preliminares de massa e de solubilidade para definir os pontos centrais. A partir da otimização destes parâmetros, foi realizado o estudo cinético de extração. A determinação de compostos fenólicos foi realizada através da metodologia de Folin-Ciocalteau. Foram avaliados modelos matemáticos fenomenológicos que representem o comportamento da cinética de extração. A granulometria não foi significante na extração. A faixa da concentração que melhor extraiu, foi de 39,4% e 59,1%. Os maiores valores da velocidade e da temperatura mostraram-se como tendência para uma melhor extração.
Copyright (c) 2020 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).