ENCAPSULAÇÃO DE EXTRATO DE ERVA-MATE: MATERIAIS DE PAREDE E EFICIÊNCIA DO PROCESSO
Resumo
A erva-mate é uma arvore nativa da América do Sul, suas folhas são amplamente consumidas, em sua composição ressalta-se a presença de compostos bioativos. Porém, a plena exploração destes compostos apresenta diversas barreiras, devido a sua conservação. A utilização de técnicas de encapsulamento ressalta-se como uma possibilidade para a conservação destes. Com isto, extratos de erva-mate foram produzidos e encapsulados utilizando fructooligossacarídeos (FOS) e goma arábica (GA), em diferentes concentrações, para então serem avaliados quanto ao encapsulamento de compostos bioativos presentes no extrato. O encapsulamento foi avaliado com relação ao teor de compostos fenólicos totais e flavonoides. Os resultados demonstraram que os encapsulados produzido apresentam teores de compostos fenólicos que não divergem significativamente (p>0,05) do extrato puro, 5,43–5,65 mg GAE/ 100 g-1. O teor de flavonoides na amostra, teve variação negativa em relação ao extrato (p>0,05) que apresenta 1150 ± 128 mg de catequina/ 100 g-1, enquanto os extratos apresentam 998–1060 mg de catequina/ 100 g-1. Com estes resultados, ressalta-se a possibilidade de efetividade de todos estes materiais de parede no encapsulamento do extrato de erva-mate sem perdas relevantes de compostos fenólicos e flavonoides. Há uma necessidade de explorar outras propriedades de interesse, tais como estabilidade dos encapsulados.
Copyright (c) 2020 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).