INTERPRETAÇÃO DO CALIFORNIA MASTITIS TEST EM LEITE DE OVELHAS DA RAÇA LACAUNE
Resumo
O estudo teve como objetivo comparar os resultados obtidos entre as técnicas de CMT (California Mastitis Test) e Contagem de Células Somáticas (CCS) microscópica de amostras de leite de 50 ovelhas da raça Lacaune. As amostras de leite foram coletadas no dia do parto (M1), 1 dia (M2), 3 dias (M3), 7 dias (M4), 15 dias (M5) e 30 dias após o parto (M6). Desta forma, foi verificado se o CMT pode ser utilizado de forma confiável para diagnóstico de mastite subclínica. A CCS microscópica foi feita diferenciando células do tipo mononucleares e polimorfonucleares em lâminas por microscopia óptica, coradas por May-Grunwald- Giemsa, em seguida comparado os resultados com o CMT. A análise foi feita utilizando software GraphPad Prisma 7 usando tabelas 2 x 2 e analisados por Mann Whitney Test e Correlação de Sperman. Foram considerados resultados estatisticamente significantes quando o valor de P foi <0,05. Diante dos resultados obtidos, conclui-se que o CMT pode ser utilizado como método de diagnóstico rápido de mastite em ovelhas da raça Lacaune, mas com cautela.
Copyright (c) 2020 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).