MULHERES NA CIÊNCIA: UMA ANÁLISE EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DO ENSINO MÉDIO

  • Caroline Noskoski Skumra UFFS
  • Sinara München
  • Angela Baruffi Kamanski
Palavras-chave: Ensino de Ciências, Mulheres Cientistas, Materiais Didático

Resumo

A presença de mulheres cientistas em livros didáticos (LD) de Ciências da Natureza, aparentemente é baixa, por isso este trabalho visou investigar em LD de Química, Física e Biologia voltados ao Ensino Médio a presença de cientistas. O LD é um material muito usado nas escolas e através do PNLD, de distribuição gratuita na educação básica pública. Foram analisadas quatro coleções de livros didáticos de Ciências da Natureza do PNLD 2018, de forma qualitativa e quantitativa por meio de imagens e texto. Também foi observado se o gênero do corpo de autores dos LD influenciou a presença de mulheres cientistas nesses livros. Nos 12 livros analisados, ao considerar figuras e fotografias de cientistas e menções a estes em trechos textuais, o quantitativo encontrado foi de 267 sobre homens e 28 de cientistas mulheres. Ao olhar apenas as imagens de cientistas foram 93 de homens e apenas 11 de mulheres, em todas as coleções. Os resultados obtidos afirmam a não representatividade de mulheres cientistas nos LD de Ciências da Natureza, e a necessidade de uma maior visibilidade a elas. Os LD podem incentivar que mais meninas e jovens se inspirem a seguir uma carreira científica.

Publicado
08-10-2020