TECNOLOGIAS DIGITAIS E O ENFOQUE CTS: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA NO ENSINO MÉDIO
Resumo
Nas últimas décadas muitos foram os estudos de como inserir o conteúdo de Física Moderna e Contemporânea (FMC) na educação básica. Com os avanços científicos e tecnológicos e as importantes aplicações da FMC sobre esses, abordar esse tema na educação básica se torna muito necessário, para os estudantes compreenderem a sua importância e para contribuir para torná-los cidadãos participativos na sociedade e na tomada de decisões. São muitas as ferramentas e metodologias que podem ser utilizadas pelo professor para introduzir esse tema em sala de aula. Nosso estudo tem como intuito buscar simuladores computacionais que tratam de FMC, e a partir daí criar um catálogo digital com informações de como manusear esses simuladores. Com o propósito de auxiliar professores a utilizar esses, que podem ser usados como uma ferramenta para abordar FMC em sua problematização inicial, pensando que a utilização desses fará com que os estudantes possam vir a ter maior interesse e curiosidade sobre o conteúdo.
Copyright (c) 2020 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).