TECNOLOGIAS DIGITAIS E O ENFOQUE CTS: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA NO ENSINO MÉDIO

  • Guilherme Bratz Taube Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Douglas Bassani
  • Rosemar Ayres dos Santos
Palavras-chave: Interatividade; Ensino de Física; Formação de professores; Currículo; Práticas Educativas.

Resumo

Nas últimas décadas muitos foram os estudos de como inserir o conteúdo de Física Moderna e Contemporânea (FMC) na educação básica. Com os avanços científicos e tecnológicos e as importantes aplicações da FMC sobre esses, abordar esse tema na educação básica se torna muito necessário, para os estudantes compreenderem a sua importância e para contribuir para torná-los cidadãos participativos na sociedade e na tomada de decisões. São muitas as ferramentas e metodologias que podem ser utilizadas pelo professor para introduzir esse tema em sala de aula. Nosso estudo tem como intuito buscar simuladores computacionais que tratam de FMC, e a partir daí criar um catálogo digital com informações de como manusear esses simuladores. Com o propósito de auxiliar professores a utilizar esses, que podem ser usados como uma ferramenta para abordar FMC em sua problematização inicial, pensando que a utilização desses fará com que os estudantes possam vir a ter maior interesse e curiosidade sobre o conteúdo.

Publicado
08-10-2020