PRODUÇÃO DE AVEIA PRETA SUBMETIDA A DIFERENTES FONTES DE ADUBAÇÃO
Resumo
A aveia preta (Avena strigosa) é uma gramínea indicada para a produção de forragem durante o período hibernal na região sul do Brasil, devido sua alta produção de massa verde, alto teor de proteína e ótima aceitabilidade pelos animais. O objetivo desta pesquisa foi avaliar diferentes estratégias de adubação na produção de aveia preta. O estudo foi realizado durante junho de 2018 a setembro de 2019. O delineamento experimental utilizado foi de blocos ao acaso, com cinco blocos subdivididos em quatro parcelas, cada qual com uma estratégia de adubação, sendo essas: adubação química com 400 kg ha-1 com formulação NPK 8-20-20; cama de frango, adubação orgânica com 10 Mg ha-1 de cama de frango; esterco de peru, adubação orgânica com 10 Mg ha-1 de esterco de peru peletizado; e sem adubação. Transcorridos 84 dias desde o plantio, foi realizada a avaliação das parcelas. A utilização de adubação, independente da fonte, apresentou influência sobre a produtividade de massa de forragem e taxa de acúmulo. A composição estrutural da aveia preta não foi alterada em virtude da fonte de adubação. O adubo orgânico pode ser empregado em substituição ao adubo químico sem prejudicar a produtividade da aveia preta.
Copyright (c) 2020 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).