PRODUTIVIDADE DE MANDIOCA EM CULTIVO CONSORCIADO COM AMENDOIM SUBMETIDO A DIFERENTES INTENSIDADES DE CAPINA
Resumo
A cultura da mandioca (Manihot esculenta) é muito difundida em todo território nacional, principalmente nas propriedades rurais de base familiar, produzida principalmente para autoconsumo. Um dos principais fatores que limita a produção da mandioca é a competição com plantas daninhas, o policultivo com a consorciação entre culturas, é uma alternativa para o manejo cultural das plantas infestantes. O experimento foi realizado na área experimental da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó. Os tratamentos foram arranjados em esquema fatorial 4x3: o primeiro fator foi constituído pelos consórcios: monocultivo de mandioca; uma linha de amendoim na entrelinha da mandioca; duas linhas de amendoim na entrelinha da mandioca; três linhas de amendoim na entrelinha da mandioca; o segundo fator foi constituído pelo manejo mecânico das plantas infestantes: sem controle; duas capinas (30 e 60 dias após a emergência (DAE) da mandioca); e sempre capinado (capina quando necessário). O sistema de plantio foi convencional, com espaçamento entre linhas de 0,8 metros e entre plantas de 0,5 metros, tanto para mandioca quanto para o amendoim. O delineamento experimental foi de blocos ao acaso. A colheita foi 9 meses após o plantio. Foram avaliadas as variaveis produtividade de ramas comerciais e não comerciais, onde não houve interação entre os fatores, e a produtividade se mostrou responsiva de acordo o aumento no número de capinas. Para a variável massa fresca da parte área o amendoim, as capinas apresentaram interferência no crescimento da parte aérea da mandioca, além do consórcio apresentar maior habilidade competitiva, isso por cobrir o solo mais rapidamente. O uso de capinas se torna fundamental no controle das plantas daninhas para que a mandioca apresente um bom desenvolvimento, onde o amendoim não apresendou resultados de ganhos significativos de produtividade, somente em massa fresca da parte área.
Copyright (c) 2020 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).