DESENVOLVIMENTO DE UM PROTÓTIPO DE CÉLULA SOLAR SENSIBILIZADA POR CORANTE
Resumo
A energia solar fotovoltaica é uma das fontes mais promissoras para geração de energia elétrica, por ser renovável e ter poucos impactos ambientais. Células solares feitas a partir de silício ainda dominam este mercado, mesmo apresentando custos elevados para sua produção e baixa eficiência. Um tipo de célula solar que tem sido bastante estudado nas últimas décadas é o das sensibilizadas por corante, em que a conversão de luz em eletricidade acontece através de um processo fotoeletroquímico. O presente trabalho busca avaliar o potencial de uso de pigmentos naturais como corantes sensitizadores em células solares. Para isso, é descrito o processo de extração do pigmento de beterraba usando diferentes parâmetros: solvente, temperatura e tempo de extração. Os extratos obtidos foram analisados em espectrofotômetro UV-Vis para determinação do seus espectros de absorção, que serão posteriormente comparados com os resultados na literatura.
Copyright (c) 2020 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).