CONCEITOS CIENTÍFICOS PRESENTES EM AVALIAÇÕES DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM)

  • Laura Schmitt Pereira EEEB Eugênio Frantz
  • Fabaine de Andrade Leite UFFS
  • Rafaela Mumbach Buenos EEEB Eugênio Frantz
Palavras-chave: Iniciação Científica, Ensino Médio, ENEM

Resumo

Os currículos da educação básica no Brasil são influenciados de forma significativa pelos
processos seletivos para o ensino superior, entre os quais destacamos o Exame Nacional do Ensino
Médio (ENEM). Dessa forma, tomou-se como objeto da presente pesquisa os conceitos científicos
presentes nas avaliações de Ciências da Natureza do ENEM, tendo como objetivo desenvolver no
estudante/bolsista de ensino médio o desenvolvimento de compreensões acerca das relações
conceituais que contribuam para o processo de significação conceitual e, com isso, à aprendizagem.
Entende-se que o ensino escolar é o instrumento mais apropriado para que o indivíduo
desenvolva mais plenamente as capacidades humanas. Nessa perspectiva teórica os conteúdos
escolares selecionados e as formas de apresentação destes conteúdos aos estudantes interferem de
modo significativo no processo de desenvolvimento psíquico dos estudantes. Isso quer dizer, o
quanto mais amplo e profundo for a apropriação desses conhecimentos mais plenamente o
indivíduo se desenvolve na cultura. A formação de conceitos mais elaborados, de acordo com essa
perspectiva, é a finalidade principal do ensino escolar, pois este tem grande influência no
desenvolvimento psíquico.
O aprendizado é uma das principais fontes de conceitos. É também uma poderosa força que
direciona o desenvolvimento. Em estudos realizados acerca dos processos metodológicos utilizados
por professores na educação básica tem-se observado que a preocupação com o processo de relação
conceitual é incipiente, os professores pouco ou quase nada têm feito para que o estudante
desenvolva habilidades em compreender um conceito científico por meio de uma rede de relações.
O que se percebe é uma forte dependência metodológica dos professores nas provas do ENEM, ou
seja, as questões apresentadas nas provas são norteadoras do planejamento em sala de aula. Assim, justifica-se a importância da realização do presente estudo voltado para analisar os conceitos científicos apresentados nas questões da área de Ciências da Natureza em provas do ENEM.

Publicado
08-10-2020