CONCEITOS CIENTÍFICOS PRESENTES EM AVALIAÇÕES DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM)
Resumo
Os currículos da educação básica no Brasil são influenciados de forma significativa pelos
processos seletivos para o ensino superior, entre os quais destacamos o Exame Nacional do Ensino
Médio (ENEM). Dessa forma, tomou-se como objeto da presente pesquisa os conceitos científicos
presentes nas avaliações de Ciências da Natureza do ENEM, tendo como objetivo desenvolver no
estudante/bolsista de ensino médio o desenvolvimento de compreensões acerca das relações
conceituais que contribuam para o processo de significação conceitual e, com isso, à aprendizagem.
Entende-se que o ensino escolar é o instrumento mais apropriado para que o indivíduo
desenvolva mais plenamente as capacidades humanas. Nessa perspectiva teórica os conteúdos
escolares selecionados e as formas de apresentação destes conteúdos aos estudantes interferem de
modo significativo no processo de desenvolvimento psíquico dos estudantes. Isso quer dizer, o
quanto mais amplo e profundo for a apropriação desses conhecimentos mais plenamente o
indivíduo se desenvolve na cultura. A formação de conceitos mais elaborados, de acordo com essa
perspectiva, é a finalidade principal do ensino escolar, pois este tem grande influência no
desenvolvimento psíquico.
O aprendizado é uma das principais fontes de conceitos. É também uma poderosa força que
direciona o desenvolvimento. Em estudos realizados acerca dos processos metodológicos utilizados
por professores na educação básica tem-se observado que a preocupação com o processo de relação
conceitual é incipiente, os professores pouco ou quase nada têm feito para que o estudante
desenvolva habilidades em compreender um conceito científico por meio de uma rede de relações.
O que se percebe é uma forte dependência metodológica dos professores nas provas do ENEM, ou
seja, as questões apresentadas nas provas são norteadoras do planejamento em sala de aula. Assim, justifica-se a importância da realização do presente estudo voltado para analisar os conceitos científicos apresentados nas questões da área de Ciências da Natureza em provas do ENEM.
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