QUALIDADE SANITÁRIA E FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE MILHO TRATADAS COM ÓLEO ESSENCIAL DE Eugenia uniflora
Resumo
Os patógenos de sementes, podem causar danos e perdas de produtividade consideraveis na cultura do Milho (Zea mays L.), especialmente as causadas por fungos. .). Este trabalho teve como objetivo avaliar a eficácia do óleo essencial de pitanga (Eugenia uniflora L.) sobre a qualidade sanitária e fisiológica de sementes de milho (variedade Asteca), bem como seu efeito in vitro sobre Fusarium moniliforme. No teste in vitro, avaliou-se o efeito das concentrações de 0,0 (controle); 0,05, 0,1, 0,2 e 0,4% do óleo essencial (OE) de pitanga no crescimento micelial de F. moniliforme. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado com 5 tratamentos e 4 repetições. Foi realizado teste de germinação de sementes, bem como teste de sanidade das sementes de milho pelo método Blotter Test. O OE promoveu redução no crescimento micelial de F. moniliforme, bem como da incidência de Fusarium e Penicillium, porém, apresentou efeito fitotóxico nas maiores concentrações, com redução na germinação.
Copyright (c) 2020 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).