LEVANTAMENTO DE FITONEMATOIDES EM LAVOURAS DE MILHO DA REGIÃO DO ALTO URUGUAI GAÚCHO, SAFRA 2019/20

  • Leon Oliveira Teles UFFS campus Erechim
  • Fabio Bonafin
  • Edson Devenz Junior
  • Alessandro Ulrich
  • Altemir Jose Mossi
Palavras-chave: Nematoides, Levantamento, Milho

Resumo

Os fitonematoides são pouco abordados no meio agrícola e acadêmico, apesar de serem seres com grande capacidade prejudicial na agricultura, esse projeto tem como objetivo geral fazer um levantamento dos fitonematoides em lavouras de Milho da Região do Alto Uruguai Gaúcho, na safra de 2019/2020. Identificar lavouras com possível ocorrência de nematoides e realizar a coleta do material de solo, Identificar as populações de nematoides que ocorrem nas lavouras de milho, determinando a densidade populacional das populações de nematoides encontradas, fazer quadros de ocorrência de nematoides para região do Alto Uruguai Gaúcho, que auxiliem na construção de estratégias de controle.

Foram coletadas amostras de solo em lavouras de milho, em diferentes cidades do Alto Uruguai Gaúcho, materiais como pá de corte, enxadas, baldes, sacos plásticos, etiquetas foram utilizadas para as coletas das amostras, posteriormente em laboratório, vidrarias, peneiras de 0,250 mm, 0,105 mm e 0,037 mm, água, sacarose, foi utilizado também centrifuga e liquidificador para o processamento das amostras de solo e raiz, e então analisadas em microscópio óptico com lente de aumento de 100x.

Das 60 amostras necessárias a serem feitas, apenas 30 foram realizadas, ou seja, 50% devido a um atraso na iniciação e posterior principal empecilho para o desenvolvimento completo da pesquisa a aparição e paralização das atividades devido a pandemia do Covid-19. Contudo os resultados serão trabalhados em cima do que foi desenvolvido. Foi possível realizar as amostras em três cidades da Região, as quais apenas uma foi encontrada a ocorrência de fitonematoides. Com a baixa ocorrência de Nematoides encontradas nas Amostras feitas, conclui-se que na Região do Alto Uruguai Gaúcho, e lavouras de milho, são lugares onde é pouco afetada pela ocorrência de Nematoides. Busca-se comeste obter informações que auxiliem no planejamento do programa de manejo a ser aplicado futuramente no local e com isto possa-se reduzir os prejuízos causados por esta praga aos agricultores.

Publicado
08-10-2020