O ENSINO DA CLÍNICA: ANÁLISE DE UM CURSO DE MEDICINA DERIVADO DO PROGRAMA MAIS MÉDICOS
Palavras-chave:
educação médica, medicina clínica, competência clínicaResumo
Com o passar do tempo, os conceitos de clínica foram se modificando, assim como a formação médica e o ensino de clínica. Algumas ações reorientadoras vêm sendo implementadas pelos Ministérios da Saúde e Educação, como a instituição das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Medicina, implementadas pela Resolução n°3 de 20 de junho de 2014, que prevê o ensino da clínica ampliada, que é aquela que mantém a ação no sujeito e em suas particularidades, deixando a doença entre parênteses. O trabalho tem como objetivo compreender como se dá o ensino de clínica a partir da percepção de professores e estudantes do curso de graduação em medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó. Trata-se de estudo exploratório de abordagem qualitativa que coletou dados por meio de entrevistas individuais com os docentes médicos (n=21) e grupos focais com os acadêmicos (n=43). Para a análise dos dados, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo temática. Aspectos inerentes ao ensino da clínica foram levantados, como a valorização do componente prático, o projeto político pedagógico do curso, a compartimentalização do ensino e a mudança de visão em relação à clínica desde o ingresso na UFFS.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica do IV SCAF, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais do IV SCAF da UFFS.
Observação: Caso houver dúvidas sobre a licença, o apresentador deve entrar em contato com a Comissão Organizadora através do e-mail fabiano.cassol@uffs.edu.br.

