AVALIAÇÃO DOS NÍVEIS DE ANTIOXIDANTES NÃO ENZIMÁTICOS E BIOMARCADORES DE ESTRESSE OXIDATIVO EM PACIENTES COM ADENOCARCINOMA COLORRETAL ESPORÁDICO

  • Angelo Pereira de Lacerda UFFS
  • Mauro Nicollas Oliveira Silvério
  • Roberto Nakasato Almeida
  • Marcelo Tedesco Vidal Pinto
  • Daniela Zanini
Palavras-chave: Tumorogênese, Espécies reativas de oxigênio, Tióis proteicos, Tióis não proteicos, Vitamina C

Resumo

O câncer colorretal (CCR) esporádico é uma das neoplasias com as maiores taxas de incidência e mortalidade no Brasil. O desenvolvimento e a progressão do CCR estão intimamente relacionados aos hábitos de vida como sedentarismo, tabagismo e alimentação desbalanceada, com dieta rica em carne vermelha, gordura saturada, comidas processadas e/ou pobres em fibras e vegetais.

As espécies reativas de oxigênio (EROs) são uma importante classe de compostos carcinogênicos, participando dos processos de iniciação, progressão e metastização dos tumores. Do mesmo modo, a patogênese do CCR parece estar relacionada com a presença e ação das EROs no intestino, resultado de um desbalanço entre a ação excessiva de EROs e a insuficiente ação protetora dos antioxidantes.

Portanto, tendo em vista a relação entre as EROs e a patogenia do CCR, o estudo dos níveis sanguíneos de antioxidantes não enzimáticos em um grupo de pacientes com diagnóstico dessa neoplasia é de fundamental importância.

Publicado
07-10-2020