AVALIAÇÃO DOS NÍVEIS DE ANTIOXIDANTES NÃO ENZIMÁTICOS E BIOMARCADORES DE ESTRESSE OXIDATIVO EM PACIENTES COM ADENOCARCINOMA COLORRETAL ESPORÁDICO
Resumo
O câncer colorretal (CCR) esporádico é uma das neoplasias com as maiores taxas de incidência e mortalidade no Brasil. O desenvolvimento e a progressão do CCR estão intimamente relacionados aos hábitos de vida como sedentarismo, tabagismo e alimentação desbalanceada, com dieta rica em carne vermelha, gordura saturada, comidas processadas e/ou pobres em fibras e vegetais.
As espécies reativas de oxigênio (EROs) são uma importante classe de compostos carcinogênicos, participando dos processos de iniciação, progressão e metastização dos tumores. Do mesmo modo, a patogênese do CCR parece estar relacionada com a presença e ação das EROs no intestino, resultado de um desbalanço entre a ação excessiva de EROs e a insuficiente ação protetora dos antioxidantes.
Portanto, tendo em vista a relação entre as EROs e a patogenia do CCR, o estudo dos níveis sanguíneos de antioxidantes não enzimáticos em um grupo de pacientes com diagnóstico dessa neoplasia é de fundamental importância.
Copyright (c) 2020 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).