TERAPIA REIKI NO PÓS-OPERATÓRIO DE CADELAS SUBMETIDAS À OVARIOHISTERECTOMIA
Resumo
Procedimentos cirúrgicos podem provocar dor no período pós-operatório. O estudo avaliou os efeitos da terapia Reiki na dor pós-operatória de cadelas submetidas à ovariohisterectomia (OVH) eletiva pelo método minimamente invasivo com gancho. Foram utilizados 3 grupos experimentais, formados por 10 animais cada: o Controle não recebeu tratamento, o Placebo recebeu uma simulação de tratamento e o Reiki que recebeu tratamento. Os animais foram avaliados pela forma compacta da escala de dor de Glasgow (CMPS-SF) e da escala visual analógica (EVA), 2h (M2), 4h (M4), 8h (M8), 12h (M12) e 24h (M24) após a MPA. Todos os animais receberam metadona (0,3 mg/Kg) como MPA, propofol (4mg/Kg) na indução anestésica, isofluorano na manutenção anestésica e meloxican (0,2 mg/Kg) no pré-operatório. As pontuações da CMPS-SF e da EVA foram menores no Reiki em relação ao Controle em M4, M8 e M12 e em relação ao Placebo em M4. Foi administrada analgesia adicional no período pós-operatório (0,2 mg/Kg de morfina via intramuscular) em 3 animais do Controle e em 4 animais do Placebo. Os animais do Reiki não necessitaram de analgesia adicional. Concluiu-se que a terapia Reiki contribuiu com a analgesia pós-operatória de cadelas submetidas à OVH.
Copyright (c) 2020 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).