AVALIAÇÃO DOS PARÂMETROS TECNOLÓGICOS PARA OBTENÇÃO DE FARINHA DE PINHÃO (ARAUCARIA ANGUSTIFOLIA)
Palavras-chave:
processo, pinhão, isotermas, coeficiente de difusividadeResumo
O presente trabalho almeja incentivar a utilização das sementes de Araucaria angustifolia para a formulação de novos produtos alimentícios, avaliando sua cinética de secagem e isotermas de sorção. Pode-se concluir que os coeficientes de difusão para a pasta de pinhão cru e cozido não apresentaram diferença significativa. Os resultados mostram que a temperatura de 70ºC é uma boa temperatura para a obtenção da farinha de pinhão, e que a temperatura, na faixa estudada, tem um efeito pequeno nas isotermas de sorção. O modelo de Peleg foi o que melhor se ajustou, mostrando que o mesmo pode ser utilizada para estimar a representação higroscópica do fenômeno, nas condições do estudo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica do IV SCAF, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais do IV SCAF da UFFS.
Observação: Caso houver dúvidas sobre a licença, o apresentador deve entrar em contato com a Comissão Organizadora através do e-mail fabiano.cassol@uffs.edu.br.

