POLICENTRISMO E DINÂMICA TERRITORIAL: ESTUDO EXPLORATÓRIO COMPARADO NAS ÁREAS FUNCIONAIS URBANAS DO NORTE E CENTRO DO RIO GRANDE DO SUL
Resumo
Os princípios que nortearam os estudos de hierarquia urbana e de classificação funcional das cidades, durante o século XIX, certamente não encontram espaço nos padrões atuais de crescimento urbano. O policentrismo, enquanto, um modelo teórico e metodológico sobre distintos centros de atividades que se interligam funcionalmente entre si, surge como uma chave de interpretação para estas complexificações atuais. O objetivo geral é analisar a constituição das áreas urbanas funcionais (FUAs) em contextos não metropolitanos e sua relação com a dinâmica recente da rede urbana com ênfase nas FUAs de Erechim e Passo Fundo (Norte/RS) e de Lajeado (Centro/RS). Como passos metodológicos cruza-se dados sobre deslocamentos pendulares para trabalho (IBGE, 2010); dados de hierarquia das cidades (REGIC, 2020); e dados sobre densidades de empregos (RAIS, 2016). Conclui-se, nas FUAs de Passo Fundo e Lajeado, os fluxos pendulares são multidirecionais, que revelam um maior equilíbrio entre as centralidades da região e apontam ascensão econômica em subcentralidades como Carazinho, Marau e Vila Maria (FUA de Passo Fundo) e Estrela, Teutônia, Encantado, Arroio do Meio (FUA de Lajeado). Na FUA de Erechim, a concentração de atividades, serviços e empregos estão estritamente interligadas ao polo regional, revelam maior hierarquia e fluxos pendulares monodirecionais.
Copyright (c) 2020 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).