POLICENTRISMO E DINÂMICA TERRITORIAL: ESTUDO EXPLORATÓRIO COMPARADO NAS ÁREAS FUNCIONAIS URBANAS DO NORTE E CENTRO DO RIO GRANDE DO SUL

  • Lucas Ponte Mesquita Universidade Federal Fronteira Sul Campus Erechim
  • Éverton de Moraes Kozenieski Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Erechim
  • Juçara Spinelli Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Erechim.
Palavras-chave: policentrismo, movimentos pendulares, desenvolvimento regional

Resumo

Os princípios que nortearam os estudos de hierarquia urbana e de classificação funcional das cidades, durante o século XIX, certamente não encontram espaço nos padrões atuais de crescimento urbano. O policentrismo, enquanto, um modelo teórico e metodológico sobre distintos centros de atividades que se interligam funcionalmente entre si, surge como uma chave de interpretação para estas complexificações atuais. O objetivo geral é analisar a constituição das áreas urbanas funcionais (FUAs) em contextos não metropolitanos e sua relação com a dinâmica recente da rede urbana com ênfase nas FUAs de Erechim e Passo Fundo (Norte/RS) e de Lajeado (Centro/RS). Como passos metodológicos cruza-se dados sobre deslocamentos pendulares para trabalho (IBGE, 2010); dados de hierarquia das cidades (REGIC, 2020); e dados sobre densidades de empregos (RAIS, 2016). Conclui-se, nas FUAs de Passo Fundo e Lajeado, os fluxos pendulares são multidirecionais, que revelam um maior equilíbrio entre as centralidades da região e apontam ascensão econômica em subcentralidades como Carazinho, Marau e Vila Maria (FUA de Passo Fundo) e Estrela, Teutônia, Encantado, Arroio do Meio (FUA de Lajeado). Na FUA de Erechim, a concentração de atividades, serviços e empregos estão estritamente interligadas ao polo regional, revelam maior hierarquia e fluxos pendulares monodirecionais.

Biografia do Autor

Lucas Ponte Mesquita, Universidade Federal Fronteira Sul Campus Erechim

Estudante de Graduação de Geografia (Licenciatura), da Universidade Federal Fronteira Sul, campus Erechim. Interesse na temática de Geografia Urbana, Geografia Econômica, Geografia Política. Bolsista de Iniciação Científica, FAPERGS. Bolsista do Programa Residência Pedagógica (CAPES/MEC) 2018-2019. Bolsista do Programa Iniciação a Docencia (PIBID) 2016-2018. Bolsista em Convênio EBC-UnB 2014-2015.

Éverton de Moraes Kozenieski, Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Erechim

Docente do Curso de Geografia – Licenciatura e Bacharelado da UFFS - campus Erechim/RS. Orientador

Juçara Spinelli, Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Erechim.

Docente do Programa de Pós-Graduação em Geografia – Mestrado e do Curso de Geografia - Licenciatura e Bacharelado da UFFS - campus Erechim/RS. Orientadora.

Publicado
08-10-2020