INVESTIGAR O LUGAR PARA COMPREENDER O MUNDO: UM ESTUDO COM A ESCOLA DE ENSINO MÉDIO

  • Eduardo Cesar da Costa Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó
  • Adriana Maria Andreis
Palavras-chave: Lugar; Nós Propomos!; Cotidiano; Geografia Escolar; Escola de Educação Básica.

Resumo

Este resumo apresenta o percurso teórico-metodológico e os resultados obtidos na pesquisa intitulada “Investigar o lugar para compreender o mundo: uma pesquisa com a escola de ensino médio.”, institucionalizado e financiado pela UFFS, com bolsa de Iniciação Científica (IC), pelo edital 459/GR/ UFFS/2019, na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó - Santa Catarina (SC). A pesquisa conta com a participação, além da coordenadora e orientadora Drª Adriana Maria Andreis, de mais quatro integrantes da UFFS Campus Chapecó, sendo um bolsista, que é estudante do curso de graduação em Geografia - Licenciatura e um dos autores deste artigo, e também outros três voluntários.

A pesquisa possui articulação sustentada nos pressupostos do Projeto Internacional “Nós Propomos!”, que é coordenado pelo Instituto de Geografia e Ordenamento Territorial (IGOT), com sede na Universidade de Lisboa (UL), em Portugal. O campo empírico da pesquisa foi realizado em um período de aproximadamente três meses (setembro a dezembro de 2019) em parceria com uma escola de educação básica do município de Chapecó - SC, e o campo teórico se aporta em estudos contundentes das áreas da Educação e Geografia.

Publicado
08-10-2020