MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO AR DE ERECHIM – RS POR MEIO DE AMOSTRAGEM AUTOMÁTICA E PASSIVA
Resumo
Monitorar poluentes atmosféricos, quantificar impactos, tanto na gestão urbana quanto na ambiental, contribui na prevenção de riscos à saúde e traz benefícios à sociedade. A cidade de
Erechim - RS possui, atualmente, processos de geração de emissões atmosféricas de origem veicular e de fontes fixas como indústrias, as quais podem gerar poluentes que podem ser
danosos à saúde humana, causando efeitos agudos e crônicos, além de causarem impactos ambientais locais e globais. Considerando que na cidade de Erechim - RS não existem formas de monitoramento e inventário das emissões poluidoras, o gerenciamento e monitoramento dessas emissões são de fundamental importância para se diagnosticar os impactos e caso necessário prover medidas de controle nas fontes. Neste sentido, o presente estudo monitorou, comparou e avaliou a qualidade do ar de Erechim – RS para os principais gases poluentes na atmosfera por meio de amostragem passiva e automática.
Copyright (c) 2020 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).