INCIDÊNCIA E SEVERIDADE DE FITOPATÓGENOS EM CULTIVOS COM DIFERENTES DENSIDADES DE ADUBAÇÃO VERDE
Resumo
A necessidade de minimizar impactos causados pela agricultura convencional desenvolvida atualmente tem levado a busca por alternativas sustentáveis. Dentre essas práticas, o consórcio de cultivos, a adoção da adubação verde e o sistema de plantio direto. Objetivou analisar a incidência e severidade de fitopatógenos em cultivos submetidos a diferentes densidades de semeadura de plantas de adubação verde em plantio direto. O presente estudo foi desenvolvido na Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Laranjeiras do Sul. Foi implantado experimento em delineamento experimental de blocos casualizados com quatro repetições sendo os tratamentos constituídos por cinco densidades de semeadura do consórcio de adubação verde composto por aveia-preta + ervilhaca-peluda + nabo-forrageiro: 0, 40, 80, 100, 120 e 160% sucedido pelo consórcio milho + feijão. Durante a condução dos experimentos foi realizada avaliação da severidade de doenças nas espécies cultivadas. A determinação da severidade das doenças foi realizada com auxílio de escala diagramática específica para respectivas doenças. As doenças de maiores ocorrências no milho: mancha branca, cercosporiose, mancha de Exserohilum e no feijão: mancha angular e oídio. Nas condições do experimento, diferentes densidades de semeadura de plantas de adubação verde não influenciaram na incidência e severidade de fitopatógenos nas culturas de milho e feijão.
Copyright (c) 2020 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).