INFLUÊNCIA DA DENSIDADE DE BIOMASSA DE TRITICALE SOBRE O CRESCIMENTO INICIAL DO FEIJÃO

  • Edidouglas Souza Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
  • Leonardo Khaoê Giovanetti Agrônomo. Mestrando em Recursos Genéticos Vegetais. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC
  • Henrique Von Hertwig Bittencourt Doutor em Agronomia. Professor adjunto. UFFS, campus Laranjeiras do Sul, PR.
  • Lisandro Tomas da Silva Bonome Doutor em Agronomia. Professor adjunto. UFFS, campus Laranjeiras do Sul, PR
Palavras-chave: Agroecologia. X Triticosecale Wittmack; Phaseolus vulgaris L.; Plantas de Cobertura.

Resumo

O sistema de plantio direto é uma das principais inovações tecnológicas da agricultura conservacionista. Essa técnica recupera os solos degradados, melhora aqueles naturalmente pobres e conserva as propriedades daqueles que já são produtivos, por aumentar o teor de matéria orgânica, reduzir a erosão, aumentar a retenção de água no solo, ciclar nutrientes e intensificar a atividade biológica do solo (BRUNO et al., 2017; SALOMÃO et al., 2020).

A densidade de palhada sobre o solo é determinante no sucesso do uso da técnica de plantio direto, visto que esse fator influência praticamente todas as modificações que o sistema promove. Com isso, estudos que avaliam a influência da densidade de palhada no solo sobre o crescimento das culturas de interesse econômico são de extrema relevância.

Avaliar a influência de densidade de palhada e períodos de decomposição da biomassa de X Triticosecale Wittmack sobre a emergência e crescimento inicial de Phaseolus vulgaris L. em condições de semeadura direta.

Publicado
08-10-2020