UTILIZAÇÃO DE MODELOS MATEMÁTICOS PARA ESTIMAR INTERFERÊNCIA E DETERMINAR NÍVEL DE DANO ECONÔMICO DE PLANTAS DANINHAS INFESTANTES DO FEIJÃO
Resumo
O papuã (Urochloa plantaginea) destaca-se por infestar as culturas e ocasionar elevadas perdas de produtividade e da qualidade do produto colhido, não sendo diferente quando aparece em meio ao feijoeiro. O papuã demonstra metabolismo do tipo C4, ou seja, muito competitivo por água, luz e nutrientes, com rápido crescimento e desenvolvimento, infestando dessa forma facilmente grandes áreas, além de apresentar elevada capacidade de sombreamento (FRANCESCHETTI et al., 2019). O uso de cultivares de feijão que apresentem maior habilidade competitiva pode reduzir a intensidade de interferência das plantas daninhas, diminuir a necessidade do uso de herbicidas, e melhorar as técnicas de manejo, acarretando na redução dos custos de produção (GALON et al., 2016).
Copyright (c) 2020 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).