DISTRIBUIÇÃO DAS LARVAS DE PEIXES NOS DIFERENTES MICRO-HABITATS PRESENTES NO MÉDIO RIO URUGUAI
Resumo
O trecho médio do rio Uruguai se caracteriza pela grande diversidade e abundância de peixes, consequência do mosaico diversificado da bacia onde podem ser encontrados diferentes ambientes, os microhabitats onde os peixes conseguem completar todo seu ciclo de vida desde sua forma planctônica até sua senescência. Os objetivos deste estudo foi verificar a distribuição total das larvas de peixes Characiformes nos microhabitats estudados e analisar se existe segregação espacial conforme os estágios de desenvolvimento. Os locais de coletas das amostras dividiram-se em quatro pontos amostrais num trecho pertencente ao médio rio Uruguai no município de Itaqui – RS, nomeados de: P1 = Foz; P2 = Tributário; P3 = Principal e P4 = Lagoa. Foram coletados um total de 1.164 indivíduos pertencentes à oito famílias e 15 espécies. A família com maior número de espécies foi a família Characidae com 728 indivíduos. Foram encontradas larvas dos quatro estágios de desenvolvimento, sendo verificadas 47 larvas vitelo, 856 em Pré-flexão, 278 em Flexão e 519 em Pós-flexão. O P4 (Lagoa) apresentou uma maior abundância do ictioplâncton do que os demais microhabitats. A Análise de espécie indicadora mostrou que existe uma segregação dos diferentes estágios larvais dos Characiformes nos microhabitats. As larvas inicias LV foram encontradas principalmente no micro-habitat lótico Principal e as larvas em desenvolvimento final FP foram encontradas principalmente no microhabitat Lagoa. O estudo mostrou de forma clara que os organismos do ictioplâncton estão distribuídos em todos os microhabitats, inclusive de forma segregada.
Copyright (c) 2020 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).