AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE DE ECTONUCLEOTIDASES DO SISTEMA PURINÉRGICO EM LINFÓCITOS DE PACIENTES DIAGNOSTICADOS COM ADENOCARCINOMA COLORRETAL ESPORÁDICO
Resumo
O câncer colorretal (CCR) é uma das principais causas de morte no Brasil e no mundo. Em relação ao padrão histológico, o subtipo adenocarcinoma esporádico é o mais prevalente e apresenta crescimento demorado, levando até 10 anos para se formar, devido a sua relação com fatores imunológicos. Tal relação ocorre pelo fato de o aparecimento do tumor depender de uma imunossupressão suficiente para que a proliferação da célula maligna não seja mais controlada pelo sistema imune, principalmente os linfócitos. Esses linfócitos apresentam enzimas do sistema Purinérgico em sua superfície de membrana, como a adenosina deaminase, a qual é capaz de modificar a concentração de nucleotídeos extracelulares e modular a imunossupressão. O presente estudo avaliou a atividade dessa enzima nos linfócitos presentes no sangue periférico de 19 pacientes com CCR e comparou com a de 10 pessoas saudáveis. Foi realizado, para isso, um ensaio enzimático conforme descrito por Giusti e Galanti (1984). Os resultados encontrados, contudo, não demonstraram alterações significativas entre a atividade da enzima ADA em pacientes e controle, mas supõe-se que isso se deve ao baixo número de amostras no momento. Ressalta-se que esses são resultados preliminares e uma nova análise será feita quando disponibilizadas mais amostras.
Copyright (c) 2020 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).