VIABILIDADE DO USO DE CASTANHA DE BARU NO DESENVOLVIMENTO DE BEBIDA SABORIZADA
Resumo
O aumento da procura por produtos de origem vegetal está relacionado a mudança nos hábitos alimentares e/ou a algum tipo de restrição a produtos de origem animal, os extratos a partir de castanhas e amêndoas têm sido uma opção como substituto do leite de vaca. A amêndoa de baru (Dípterix alata Vog.), é proveniente do fruto do barueiro do cerrado e apresenta quantidades consideráveis de lipídeos, proteínas, aminoácidos, ácidos graxos e minerais (FREITAS e NAVES, 2010). Em virtude disso, pode ser usada na obtenção de extrato hidrossolúvel vegetal, e a partir do mesmo, na elaboração de bebidas fermentadas. O consumo de bebidas fermentadas traz benefícios à saúde pela sua ação probiótica. Frente ao exposto, este trabalho teve por objetivo obter bebida fermentada a partir de extrato vegetal hidrossolúvel de baru adicionado cultura de bactérias (Streptococcus thermophilus e Lactobacillus acidophilus), com pH entre 4,5 a 4,8, boa viscosidade, sabor levemente doce e aroma acidificado.
Copyright (c) 2020 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).