O BRINQUEDO TERAPÊUTICO COMO CUIDADO DE ENFERMAGEM SOBRE A MELHORIA DOS INDICADORES COMPORTAMENTAIS E DE DEPRESSÃO INFANTIL NO HOSPITAL: UM ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO
Resumo
Introdução: O uso do Brinquedo Terapêutico Instrucional (BTI) pela enfermagem pediátrica representa uma intervenção eficaz para amenizar os efeitos negativos da hospitalização. Objetivos: Identificar e analisar as evidências científicas, disponíveis, sobre o desenvolvimento do BT para a criança e adolescente que vivenciam o processo de hospitalização. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. Como critérios de inclusão: artigos na temática, disponíveis na íntegra, online e gratuito, em idiomas português, inglês ou espanhol. Os critérios de exclusão foram artigos sem resumo nas bases de dados e que estivesse incompleto. Utilizou-se as bases de dados Medical Literature Analysis and Retrieval System Online, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, SCOPUS e Web of Science. Resultados: Encontrou-se 20 artigos, dos quais sete apontaram que o BTI oportunizou uma melhor compreensão acerca dos procedimentos. Oito estudos observaram as variáveis comportamentais das crianças antes e após o uso do BTI. Dois apontaram uma melhora nos indicadores fisiológicos e três pesquisas evidenciaram que os profissionais possuem conhecimento acerca da técnica e de seus benefícios, mas tem dificuldades em sua implementação. Conclusão: Os estudos corroboram que o BTI é uma ferramenta eficaz para a compreensão dos procedimentos e minimização da ansiedade.
Copyright (c) 2020 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).