AVALIAÇÃO DA SAÚDE DE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO

  • Leonardo Oleques Schomberg Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
  • Matias Gonçalves da Silva Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
  • Taynara Meirelles Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
  • Ivana Loraine Lindemann
  • Gustavo Olszanski Acrani Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
Palavras-chave: Docentes. Ensino. Saúde. Transtornos mentais.

Resumo

 

A avaliação da saúde dos professores vem sendo cada vez mais frequente na literatura científica, visto a série de fatores estressantes associados à atividade. Trata de um estudo transversal, realizado com professores da rede pública municipal e estadual da cidade de Passo Fundo, Rio Grande do Sul, Brasil, onde objetivou-se descrever características sociodemográficas, de vida, condições de trabalho, além de relacioná-las às condições de saúde. Foram aplicados questionários específicos e validados para detecção de sintomas relacionados à ansiedade, depressão, estresse e síndrome de Burnout. Participaram do estudo 225 professores, sendo presente em 64,4% nível mínimo de ansiedade, 22,2% leve, 8,9% moderado, e 4,4% grave, em relação à depressão, 67,1% apresentaram nível mínimo, 20,0% leve, 11,1% moderado, e 1,8% grave, 76,4% apresentaram estresse e 14,2% síndrome de Burnout. Os transtornos mentais foram significativamente associados aos estressores, à presença violência ou ter sofrido violência no trabalho docente, ao fato de praticar outra atividade remunerada além da docência, menor satisfação com a docência ou renda, ter filhos, consumo de bebida alcoólica, entre outras variáveis. Os resultados apontam para uma situação grave em relação à saúde da população pesquisada e fornecem subsídios para futuras elaborações de medidas efetivas no combate ao processo de adoecimento.

Publicado
08-10-2020