AVALIAÇÃO DO POTENCIAL FITORREMEDIADOR DA LANTANA FUCATA
Resumo
A fitorremediação é uma tecnologia onde se utiliza plantas para minimizar poluentes do meio ambiente, dentre estes os metais pesados. O objetivo deste estudo foi avaliar o potencial fitorremediador da Lantana fucata, em solo com excesso de cobre (Cu), de forma a propor o seu uso como uma tecnologia ambiental sustentável para a remediação de áreas contaminadas por este metal. As mudas foram cultivadas a partir de matrizes coletadas entre os municípios de Cerro Largo e São Pedro do Butiá – RS. O solo foi contaminado com quatro concentrações de Cu 70, 140, 210 e 280 mg kg-1 e controle (sem adição). As amostras das plantas foram digeridas em solução de HNO3: HClO4 (4:1, v/v) e o solo pré e pós cultivo foi extraído por Mehlich-1. O Cu foi determinado por espectrometria de absorção atômica de chama. Com os resultados foram calculados os fatores de translocação (FT) e de bioconcentração (FCO) das raízes podendo-se concluir que a Lantana fucata apresentou tolerância ao Cu e eficiência na retenção desse metal, principalmente, nas raízes. Presumindo, assim, potenciais características fitorremediativas mediante a fitoestabilização.
Copyright (c) 2020 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).