INTERAÇÃO DE SABERES ENTRE ESCOLAS DO CAMPO E AGROECOLOGIA
Resumo
O presente subprojeto de pesquisa está vinculado ao projeto intitulado como: Educação do Campo, Agroecologia e Ensino de Ciências: interfaces entre o popular e o científico. Teve um papel fundamental na motivação e desenvolvimento de pesquisas, estas que foram direcionadas na investigação e nas potencialidades, para o desenvolvimento do ensino de Ciências, no contexto da Educação do Campo. A idealização desta proposta procedeu-se a partir do EDITAL Nº 459/GR/UFFS/2019, voltado ao fomento à pesquisa com ênfase no fortalecimento dos programas de pós-graduação stricto sensu da UFFS. O objetivo principal deste trabalho foi promover a investigação, vivências, conexões sobre o ensino de Ciências da Natureza, considerando a interação dos agentes do Campo interligado a esfera científica. O espaço da horta escolar agroecológica, agregou os saberes populares existente dos alunos e alunas com a pesquisa científica, esta, que se faz presente no espaço escolar e universitário. Esse trabalho contemplou, e ainda, contempla as mais diversas pesquisas realizadas na horta. Abrangendo o programa de pós-graduação, Mestrado Profissional em Educação e, na graduação Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza – Licenciatura. Para tanto, foram realizadas reuniões, investigações e diálogos a partir de pesquisa e estudos bibliográficos, referentes aos temas centrais do projeto, bem como, estímulos de práticas agroecológicas voltadas ao desenvolvimento, conservação e do conhecimento voltados a práticas sustentáveis. Servindo de base para a condução e reflexões sobre o ensino de Ciências da Natureza, contextualizado na proposta de ensino para a Educação do Campo. Esse subprojeto enfatizou a valorização dos saberes presentes nos agentes do campo e no espaço de ensino prático. Com isso, visou-se promover o desenvolvimento e aprimoramento do conhecimento científico, interagindo com os saberes populares existentes no curso e na maioria dos alunos, pois, de certa forma, descreve, em parte, às questões cotidianas dos povos do campo.
Copyright (c) 2020 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).