INTERAÇÃO DE SABERES ENTRE ESCOLAS DO CAMPO E AGROECOLOGIA

  • Luana Aparecida Caetano Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Antonio Ivan Silva
  • Leandro Carlos Ody
Palavras-chave: Educação do Campo;, Ensino de Ciências;, Agroecologia;, Educação Popular;, Troca de Saberes

Resumo

O presente subprojeto de pesquisa está vinculado ao projeto intitulado como: Educação do Campo, Agroecologia e Ensino de Ciências: interfaces entre o popular e o científico. Teve um papel fundamental na motivação e  desenvolvimento de pesquisas, estas que foram direcionadas na investigação e nas potencialidades, para o desenvolvimento do ensino de Ciências, no contexto da Educação do Campo. A idealização desta proposta procedeu-se a partir do EDITAL Nº 459/GR/UFFS/2019, voltado ao fomento à pesquisa com ênfase no fortalecimento dos programas de pós-graduação stricto sensu da UFFS. O objetivo principal deste trabalho foi promover a  investigação, vivências, conexões sobre o ensino de Ciências da Natureza, considerando a interação dos agentes do Campo interligado a esfera científica. O espaço da horta escolar agroecológica, agregou os saberes populares existente dos alunos e alunas  com a pesquisa científica, esta, que se faz presente no espaço escolar e universitário. Esse trabalho contemplou, e ainda, contempla as mais diversas pesquisas realizadas na horta. Abrangendo o programa de pós-graduação,  Mestrado Profissional em Educação e, na graduação Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza – Licenciatura. Para tanto, foram realizadas reuniões, investigações e diálogos a partir de pesquisa e estudos bibliográficos, referentes aos temas centrais do projeto, bem como,  estímulos de práticas agroecológicas voltadas ao desenvolvimento, conservação e do conhecimento voltados a práticas sustentáveis. Servindo de base para a condução e reflexões sobre o ensino de Ciências da Natureza, contextualizado na proposta de ensino para a Educação do Campo. Esse subprojeto enfatizou a valorização dos saberes presentes nos agentes do campo e no espaço de ensino prático. Com isso, visou-se promover o desenvolvimento e aprimoramento do conhecimento científico, interagindo com os saberes populares existentes no curso e na maioria dos alunos, pois, de certa forma, descreve, em parte, às questões cotidianas dos povos do campo.

Publicado
08-10-2020