PRODUÇÃO DE CINZA VOLANTE A PARTIR DE LODO DE TRATAMENTO DE ÁGUA VISANDO MELHORIA DO COMPORTAMENTO DE BARREIRAS IMPERMEÁVEIS EM ATERROS
Resumo
Os resíduos sólidos, produzidos pelas mais diversas atividades representam um desafio no que se refere a destinação sustentável dos mesmos. É o caso do lodo de Tratamento de água, que é comumente destinado a aterros sanitários, contudo, poderia ser objeto de estudos de aproveitamento e valoração para aplicação em novos materiais. Diante disso, o objetivo da pesquisa foi produzir e caracterizar cinza e lodo de tratamento de água visando a melhoria do comportamento hidráulico-reativo de barreiras impermeáveis em aterros. O lodo em estudo é oriundo de uma Estação de Tratamento de água do município de Erechim-RS. O material foi coletado e posteriormente calcinado em forno mufla a 800°C. O estudo da reatividade das misturas de lodo e cal de carbureto se deu por meio de ensaios em condição não estruturada com variando os teores de lodo de 0 a 30% em condição moída 2 horas e não moída. As propriedades estruturais das barreiras foram estudadas por meio da execução de programa experimental de 2 variáveis, tempo de moagem e calcinação, com triplicata no ponto central para as variáveis. O intervalo das variáveis estudadas foi de 0 a 2 horas para tempo de moagem e 1 a 2 horas de calcinação. A variável de resposta do planejamento experimental foi o índice de atividade pozolânica realizado por meio do método Chapelle que mensura a quantidade de fixação de hidróxido de cálcio. O estudo demonstrou que o resíduo de Lodo de ETA estudado possui alto potencial de aplicação como material pozolânico e reativo na constituição de misturas de solo+cimento+cal para constituição de barreiras de lixiviados ácidos. Com base nos resultados pode-se concluir que o tempo de calcinação foi uma variável significativa para a atividade pozolânica do material produzido, enquanto o tempo de moagem influência diretamente na reatividade da barreira.
Copyright (c) 2020 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).