POTENCIALIZAÇÃO POR LPS DA RESPOSTA INFLAMATÓRIA INDUZIDA PELA BRADICININA NO MODELO DO LAVADO BRONCOALVEOLAR EM CAMUNDONGOS

  • Julia Elisabett Klocoski Bolsonello Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Lucas Signori Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Caroline Baldessar Dal Molin Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Daniela Hemsing Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Valfredo Schlemper Universidade Federal da Fronteira Sul
Palavras-chave: receptores da bradicinina, asma, vias respiratórias., inflamação crônica

Resumo

Para esclarecer o papel da bradicinina (BK) através de sua ação no processo inflamatório intensificado por LPS (lipopolissacarídeo bacteriano) utilizou-se o modelo do lavado broncoalveolar (BAL) induzido por agentes inflamatórios nas vias aéreas (modelo de indução à asma) de camundongos machos da linhagem Balb/c, tratados ou não com LPS aplicado previamente (24 h antes) via intraperitoneal. Foram investigados os efeitos dos antagonistas dos receptores da BK: B1 (Des-Arg9-[Leu8]-BK -DALBK) e B2 (HOE-140), administrados por instilação nasal. Na sequência, os animais foram submetidos a nebulização com BK e eutanasiados após 2 horas, então obteve-se o BAL para posterior análise celular com contagem total e diferencial de leucócitos. O grupo tratado com DALBK, apresentou diminuição significativa no número total de leucócitos (45,4%) em relação ao grupo LPS + BK, e apresentou mais macrófagos (68,83%) que linfócitos (29,33%), baixo número de neutrófilos (1,17%) e basófilos (0,67%). O grupo tratado com HOE-140, apresentou diminuição de 29,9% no número total de leucócitos ao analisar com o grupo LPS + BK, apresentou macrófagos (52,83%), linfócitos (43%), neutrófilos (2,33%) e basófilos (1,83%). Portanto, os antagonistas dos receptores B1, por diminuir a migração celular, podem caracterizar novo alvo terapêutico, para doenças crônicas das vias aéreas, como a asma.

 

Biografia do Autor

Valfredo Schlemper, Universidade Federal da Fronteira Sul

Professor adjunto na Universidade Federal da Fronteira Sul nas disciplinas de Farmacologia, Terapêutica e Toxicologia Veterinária. Médico veterinário doutor em Farmacologia.

Publicado
08-10-2020