CARACTERIZAÇÃO, PRÉ-TRATAMENTO E HIDRÓLISE ENZIMÁTICA DA BIOMASSA CAPIM ELEFANTE
Resumo
Atualmente, os combustíveis fósseis vêm mostrando sinais de instabilidade, provocando certa insegurança no sistema energético nacional. Desta forma, as biomassas com alto potencial de geração de energia e com um menor impacto ambiental recebem cada vez mais incentivos. Diante disso os biocombustíveis, como o bioetanol, passam a ser visualizados como alternativas potencialmente viáveis. À vista disso, a biomassa de capim elefante surge como uma fonte potencial no cenário nacional, entretanto é preciso desenvolver um processo que propicie os açúcares fermentescíveis para posterior conversão em etanol. Nesse contexto, este trabalho reporta a caracterização físico-química e o estudo das etapas subsequentes, de pré-tratamento e hidrólise enzimática da biomassa, buscando-se a produção de bioetanol.
Copyright (c) 2020 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).