CARACTERIZAÇÃO, PRÉ-TRATAMENTO E HIDRÓLISE ENZIMÁTICA DA BIOMASSA CAPIM ELEFANTE
Palavras-chave:
bioetanol; pennisetum purpureum; caracterização; pré-tratamento; hidrólise.Resumo
Atualmente, os combustíveis fósseis vêm mostrando sinais de instabilidade, provocando certa insegurança no sistema energético nacional. Desta forma, as biomassas com alto potencial de geração de energia e com um menor impacto ambiental recebem cada vez mais incentivos. Diante disso os biocombustíveis, como o bioetanol, passam a ser visualizados como alternativas potencialmente viáveis. À vista disso, a biomassa de capim elefante surge como uma fonte potencial no cenário nacional, entretanto é preciso desenvolver um processo que propicie os açúcares fermentescíveis para posterior conversão em etanol. Nesse contexto, este trabalho reporta a caracterização físico-química e o estudo das etapas subsequentes, de pré-tratamento e hidrólise enzimática da biomassa, buscando-se a produção de bioetanol.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).