O PAPEL DA INVESTIGAÇÃO-AÇÃO EM PROCESSOS DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS

  • Naiára Berwaldt Wust UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL
  • Roque Ismael da Costa Güllich
Palavras-chave: diário de formação; formação de professores; ensino de ciências; narrativas.

Resumo

A formação de professores apresenta características específicas que a distinguem de outras disciplinas do arco didáctico e é por meio do Diário de Formação (DF) que o licenciando/professor em formação inicial poderá compreender os processos que perpassam seu processo formativo. O objetivo desta pesquisa é investigar o processo da Investigação-Formação-Ação (IFA) como meio de aprendizagem/desenvolvimento da formação inicial, a partir da análise dos DF dos licenciandos participantes do Programa PETCiências, da UFFS, Campus Cerro Largo. Foi realizada uma análise qualitativa dos conteúdos de 13 DF de licenciandos dos cursos de Ciências Biológicas, Física e Química. A análise de 77 excertos dos DF permitiu a discussão de três subcategorias. O conteúdo de reflexão indiciado como: Iniciação à docência/Constituição docente (10:13), Metodologia de ensino (10:13), Educação (8:13), Pesquisa (4:13) e Experimentação (2:13); os níveis de reflexão observados como:  Descritivo (12:13), Explicativo/Analítico (11:13) e Reflexivo/Valorativo (9:13) e os tipos de reflexão identificados: Introspecção (12:13), Exame (06:13), Indagação (12:13) e Espontaneidade (0:13). A produção dos resultados tornou evidente o uso do DF e a reflexão crítica são indispensáveis ao processo de formação em Ciências, no que a IFA é um processo formativo que o qualifica.

Publicado
08-10-2020