ANÁLISE DA ATIVIDADE VIRTUAL DAS PREFEITURAS GAÚCHAS NO FACEBOOK
Resumo
Este estudo teve como objetivo mensurar a atividade virtual dos governos municipais gaúchos na rede social Facebook e a sua relação com indicadores econômicos, demográficos e políticos. Para isso, foram investigados 60 municípios do Rio Grande do Sul. A análise dos dados se deu por meio de estatística descritiva e teste t para amostras independentes. Os principais resultados apontam que, para os municípios gaúchos, a atividade virtual no Facebook, em média, é diferente conforme o tamanho da população, a quantidade de idosos, a quantidade de pessoas com ensino superior, a capacidade econômica e a participação eleitoral dos municípios. Em média, a atividade virtual é igual independente da renda dos trabalhadores, da competitividade política, da condição de reeleição, do perfil do gestor municipal, do índice de transparência e do interesse do cidadão dos municípios. Os gestores municipais podem utilizar esses resultados para desenvolver novas práticas de publicações em suas redes sociais, capazes de divulgar atividades que abrangem o serviço público de uma maneira mais dinâmica e atrativa.
Copyright (c) 2020 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).