O ENSINO DE FÍSICA ATRAVÉS DE EXPERIMENTOS DE BAIXO CUSTO

  • Claudio Clauderson Xavier Universidade Federal da Fronteira Sul campus laranjeiras do sul
  • Daniele Guerra da Silva
  • Vivian Machado de Menezes
Palavras-chave: ENSINO, FISICA, EXPERIMENTO

Resumo

Existe uma notável dificuldade no ensino e aprendizagem de física. Um grande desafio consiste em o aluno conseguir relacionar o conhecimento cientifico construído em aula com os fenômenos naturais do mundo cotidiano.  Além da aula teórica embasada em livros didático, cheia de fórmulas matemáticas e problemas, fazer uso de diferentes metodologias em sala, como, por exemplo, o uso e a execução de experimentos didáticos, pode tornar a aula muito mais atraente, além de diferentes métodos serem ferramentas importantes para o desenvolvimento de um processo adequado de ensino/aprendizagem de física.

Frente a essas condições, confeccionamos experimentos de baixo custo e de fácil acesso e reprodução, onde se colocam em discussão e análise diferentes leis e conceitos da física, . Os experimentos são disponibilizados para serem usados para o ensino de física em sala de aula em escolas e, possivelmente, em outros ambientes. São feitos roteiros e materiais didáticos para possibilitar a confecção de maneira facilitada e simplificada dos experimentos, além de ensinamentos práticos. Os roteiros interagem com a teoria e conceitos físicos demostrando os nexos teóricos e experimentais. Neste trabalho, serão apresentados alguns experimentos de diferentes ramos da física.

Publicado
08-10-2020