O ENSINO DE FÍSICA ATRAVÉS DE EXPERIMENTOS DE BAIXO CUSTO
Resumo
Existe uma notável dificuldade no ensino e aprendizagem de física. Um grande desafio consiste em o aluno conseguir relacionar o conhecimento cientifico construído em aula com os fenômenos naturais do mundo cotidiano. Além da aula teórica embasada em livros didático, cheia de fórmulas matemáticas e problemas, fazer uso de diferentes metodologias em sala, como, por exemplo, o uso e a execução de experimentos didáticos, pode tornar a aula muito mais atraente, além de diferentes métodos serem ferramentas importantes para o desenvolvimento de um processo adequado de ensino/aprendizagem de física.
Frente a essas condições, confeccionamos experimentos de baixo custo e de fácil acesso e reprodução, onde se colocam em discussão e análise diferentes leis e conceitos da física, . Os experimentos são disponibilizados para serem usados para o ensino de física em sala de aula em escolas e, possivelmente, em outros ambientes. São feitos roteiros e materiais didáticos para possibilitar a confecção de maneira facilitada e simplificada dos experimentos, além de ensinamentos práticos. Os roteiros interagem com a teoria e conceitos físicos demostrando os nexos teóricos e experimentais. Neste trabalho, serão apresentados alguns experimentos de diferentes ramos da física.
Copyright (c) 2020 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).