ASPECTOS MORFOLÓGICOS E METABÓLICOS DA SUPLEMENTAÇÃO COM LEVEDURA NA DIETA DE JUVENIS DE TILÁPIA DO NILO (Oreochromis niloticus) (LINNAEUS 1758)
Resumo
O sucesso do cultivo de peixes, em especial da tilápia do Nilo, depende diretamente do alimento fornecido que deve ser de alta qualidade e com nutrientes balanceados. A levedura na dieta vem sendo estudada como suplemento, pois serve como uma boa fonte de lipídeos e proteínas. O objetivo deste trabalho foi estudar o efeito da adição de biomassa de levedura Yarrowia lipolytica sobre a atividade das enzimas digestivas de tilápia do Nilo. Os animais foram divididos em controle, 3, 5 e 7% de biomassa e alimentados durante 35 dias. Após foram avaliadas as atividades das enzimas digestivas amilase, tripsina e quimotripsina. A adição de biomassa de levedura Y. lipolytica na dieta das tilápias não influenciou a atividade das proteases tripsina e quimotripsina. Por outro lado, foi observada a redução significativa da atividade da amilase nos grupos 5 e 7% de biomassa. Apesar da biomassa de Y. lipolytica ser considerada boa fonte de proteínas, a suplementação na dieta das tilápias não melhorou a capacidade digestiva dos animais em termos de proteínas e carboidratos.
Copyright (c) 2020 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).