AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS CURRICULARES QUE ORIENTAM O ENSINO DE CIÊNCIAS NO BRASIL: OS PCN E A BNCC.
Resumo
Apresentamos no presente trabalho os resultados de uma pesquisa realizada em estudos acadêmicos da área de Ciências da Natureza, que tratam de documentos curriculares no Brasil. O estudo, tem por objetivo identificar compreensões acerca de políticas curriculares apresentadas, na literatura da área de Ciências da Natureza. Realizamos uma revisão bibliográfica nos ANAIS do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) e artigos publicados na Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (RBPEC), com ênfase, na área temática Currículo. Com a análise buscamos por meio dos trabalhos identificados, uma aproximação com os aspectos macro e micro propostos por Lopes (2006). Na segunda etapa buscou-se realizar o estudo empírico por meio do encaminhamento de um questionário aos professores da área de Ciências da Natureza do município de Cerro Largo/RS, considerando a área de abrangência da UFFS e com os dados realizamos uma análise temática de conteúdo (BARDIN, 2011) que contribuiu para aferirmos os resultados da presente pesquisa.
Copyright (c) 2020 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).