O POTENCIAL ARTÍSTICO DOS NANOPUTIANOS EM METÁFORAS VISUAIS INTERDISCIPLINARES

  • Maria Eduarda Rubi Cardoso
  • Vanessa Griebeler Sebastiani
  • Rosália Andrighetto Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Cerro Largo
Palavras-chave: ChemSketch®, nanoPutianos, PIBIC-EM, tirinha, esportes

Resumo

Os nanoPutianos emergiram no presente trabalho como sendo o resultado da busca empreendida por trazer e aproximar elementos científicos da química, em um diálogo com demais áreas do conhecimento escolar, sob contexto alicerçado por ações proporcionadas pelas atividades práticas da Educação Física escolar. Assim, lançamos mão da existência dessas moléculas orgânicas sintéticas, cujas fórmulas estruturais lembram seres humanos e foram cognominadas em referência ao livro de Jonathan Swift “Viagens de Gulliver” de 1726, para dar vida a elas como personagens lúdicos para a mediação dos conhecimentos por meio da exploração do gênero tirinha. Especificamente, o software ChemSketch® foi usado como ferramenta para a representação artística e o estudo químico bi- e tridimensional (2D e 3D) dessas estruturas moleculares. Por meio da metodologia propositiva desenvolvida, observamos que com a ferramenta tecnológica ChemSketch® e a exploração da construção de tirinhas artísticas (com nanoPutianos) foi possível a flexibilidade de uma ampla gama de abordagem transversal e integradora de assuntos diversos. Assim, o trabalho desenvolvido configurou-se um significativo aporte para a (re)construção e consolidação de conhecimentos diversos, tendo-se proporcionado uma formação diferenciada para o estudo e (re)conhecimento de estruturas químicas, bem como dos demais aspectos relacionados à área das CN, aos esportes, aos exercícios e atividades físicas de maneira geral. Com isso, acreditamos no potencial de inserção de propostas similares a essa, sendo passível de adaptações às mais diversas realidades nas quais cada professor leitor possa estar inserido, em uma infinidade de muitas outras conexões entre áreas em diferentes contextos da educação básica brasileira, por exemplo, com a Física, a Matemática, a História, a Literatura e a Geografia.

Publicado
07-10-2020