O PENSAMENTO CRÍTICO EM CIÊNCIAS ESTUDO COMPARATIVO SOBRE ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS ENTRE LIVROS DIDÁTICOS DO BRASIL E DE PORTUGAL

  • Letiane Lopes da Cruz UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL
  • Roque Ismael Da Costa Gullich
Palavras-chave: estratégias de ensino, formação crítica, ensino de Ciências, didática.

Resumo

O Pensamento Crítico (PC) vem sendo incorporado nos currículos e práticas de ensino de Ciências como base para a formação de um indivíduo esclarecido cientificamente e apto para resolver questões/ solucionar problemas na sociedade.  Cabe ao professor desenvolver estratégias de ensino voltadas para a promoção do PC em suas aulas, porém a prática pedagógica do professor está atrelada ao uso quase excessivo do Livro Didático, dificultando o desenvolvimento do PC. Dado o exposto, a presente pesquisa possui abordagem qualitativa, com análise documental dos resultados de dois trabalhos de pesquisa sobre Livros Didáticos de Ensino Fundamental (LDCEF), com o intuito de desenvolver um comparativo sobre estratégias didáticas presentes em LDCEF portugueses e brasileiros sobre o potencial de promover o PC em Ciências. As comparações foram realizadas, conforme categoria, subcategorias e descritores, diante da análise, as estratégias didáticas com maior similaridade entre LDCEF, estão classificadas na categoria exploratória, sendo considerado um resultado satisfatório, pois atividades desse cunho quando bem mediadas pelo professor podem apresentar potencial para promover o PC em Ciências. Porém, são necessárias atividades Reflexivas/Críticas, uma vez que, estratégias presentes nessa categoria são mais eficientes para o ensino em termos de promoção do desenvolvimento do PC em Ciências.

Publicado
08-10-2020