A PRÁTICA DA LEITURA DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA
Resumo
O presente artigo propõe estabelecer compreensões acerca da leitura de Textos de Divulgação Científica em práticas de Estágio de Docência de um Curso de Química Licenciatura. Buscamos compreender se a trajetória de participação no grupo de Leitura Interativa de TDC tem motivado aos licenciandos a tal prática em seus planejamentos didáticos. Os dados foram obtidos mediante a análise dos relatórios de estágios dos licenciandos que participam de tal grupo. A metodologia de análise teve como princípio a Análise Textual Discursiva. Do processo analítico emergiram 14 categorias iniciais, 4 intermediárias e uma final: TDC como escolha pedagógica do professor afim de promover o ensino e estimular a participação efetiva do estudante. Os resultados permitem afirmar que a vivência formativa contribui na escolha pedagógica dos licenciandos os quais fizeram uso da leitura de TDC tendo em vista qualificar as relações conceituais, potencializar as interações e com isso, qualificar o processo de ensino.
Copyright (c) 2020 JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).