APRENDIZAGENS PROFISSIONAIS DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NO CONTEXTO DOS ESTUDOS DE AULA

EXPERIÊNCIA E REFLEXÃO

  • Adriana Richit
  • Luis Miguel Falcão Hurtado Universidade Federal da Fronteira Sul
Palavras-chave: Estudo de aula, Aprendizagens profissionais, Formação de professores

Resumo

O estudo de aula é uma abordagem de formação de professores, cujo objetivo centra-se em sua própria prática e materializa-se em dinâmicas colaborativas e reflexivas arraigadas em sua cultura profissional. Originária do Japão no nascer do século XX, a modalidade só ganhou destaque a partir da segunda metade do século passado, tornando-se prática de formação docente em Portugal, Itália, Inglaterra e Estados Unidos. No mundo latino-americano, a adoção da abordagem é ainda mais recente, e no Brasil as discussões e formações sobre o lesson study ainda são prematuras, mas de grande potencial. Buscamos relatar a experiência com a formação docente no contexto do estudo de aula com professores rede pública de Erechim, ocorrida na 15º CRE (Coordenadoria Regional de Educação) no segundo semestre de 2019, promovida pelo Grupo dos Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias – GEPEM@T,  coordenado pela professora Dr. Adriana Richit, e Me. Mauri Luis Tomkelski. A investigação promovida pelo projeto focou em possibilitar ao professor a modificação de sua prática profissional, bem como o incorporamento e redefinição de alguns paradigmas de sua cultura profissional.

 

Publicado
08-10-2020