AVALIAÇÃO DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA SOB O PRISMA DA INTERSETORIALIDADE: UM ESTUDO MULTICASOS

  • Andressa Krindges Uffs
  • Camila Todeschatto Geremia
  • Darlan Christiano Kroth
Palavras-chave: Políticas públicas, Gestão da saúde, Promoção da saúde

Resumo

O Programa Saúde nas Escolas (PSE), foi criado no ano de 2007 através de uma ação conjunta entre os Ministérios da Saúde e da Educação, conforme Decreto n. 6.286/2007. Tal programa, executado pelos entes federados, possui como finalidade, contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública de educação básica, por meio de ações de prevenção, promoção e atenção em saúde e lista diversas ações a serem articuladas entre escolas e Unidades Básicas de Saúde (UBS). Tem como principal objetivo, analisar a implementação de estratégias intersetoriais no Programa Saúde na Escola em dezesseis municípios pertencentes a Região de Saúde Oeste de Santa Catarina. A pesquisa é classificada como estudo avaliativo, descritivo, desenvolvendo uma abordagem qualitativa. A gestão do PSE é executada de maneira protocolar, à margem do trabalho da unidade de saúde e do cotidiano da escola. A articulação com outras políticas e programas de saúde é muito frágil, sendo que há alguma proximidade nas ações relacionadas com campanhas de vacinação, saúde bucal, ações de combate ao mosquito aedes aegypti e promoção de alimentação saudável. Verificou-se que os municípios pesquisados não estão priorizando o programa, realizando-o de maneira protocolar, sem o devido planejamento e operacionalização intersetorial das ações. 

Publicado
07-10-2020