GESTÃO DE PROJETOS DE FEIRAS MULTISSETORIAIS REALIZADAS NA REGIÃO DO ALTO URUGUAI GAÚCHO
Palavras-chave:
gerenciamento de projetos, projetos, feiras multissetoriais, organizadoresResumo
As feiras, assim como os projetos, podem ser entendidas como um esforço temporário que fornecerá um produto único, dentro de um orçamento pré-definido. A fim de garantir que estas atinjam seus objetivos, deve-se utilizar das ferramentas da gestão de projetos, que contemplam o planejamento, a programação, o controle e a execução das atividades. Neste âmbito, este artigo tem por objetivo analisar como é realizada a gestão dos projetos das feiras multissetoriais da região do Alto Uruguai Gaúcho. Para isso, foi necessário identificar como são elaborados os projetos, quais as metodologias aplicadas, quais os stakeholders e como estes são gerenciados ao longo de seu ciclo de vida e de seus processos, além de apresentar seus principais pontos fortes e falhas. A população do estudo são os trinta e dois municípios da região pesquisada e a amostra abrange nove destes. A metodologia aplicada baseou-se em uma abordagem exploratória e qualitativa, e a coleta de dados ocorreu por meio de documentos e entrevistas com os organizadores. Com a realização deste estudo verificou-se que os eventos analisados não elaboram projetos para auxiliar no gerenciamento das feiras, consequentemente, a gestão ocorre empiricamente, variando de acordo com o perfil da comissão organizadora, e sem planejamento prévio.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Científica da XVI JIC, o qual apresenta os resultados de subprojeto de pesquisa, e concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade do Anais da XVI JIC da UFFS.
Observação: Caso o trabalho possua caráter sigiloso, o apresentador deve informar à Comissão Organizadora através do e-mail jic.dpe@uffs.edu.br nos prazos indicados no Regulamento (www.uffs.edu.br/jic).