GESTÃO DE PROJETOS DE FEIRAS MULTISSETORIAIS REALIZADAS NA REGIÃO DO ALTO URUGUAI GAÚCHO

Palavras-chave: gerenciamento de projetos, projetos, feiras multissetoriais, organizadores

Resumo

As feiras, assim como os projetos, podem ser entendidas como um esforço temporário que fornecerá um produto único, dentro de um orçamento pré-definido. A fim de garantir que estas atinjam seus objetivos, deve-se utilizar das ferramentas da gestão de projetos, que contemplam o planejamento, a programação, o controle e a execução das atividades. Neste âmbito, este artigo tem por objetivo analisar como é realizada a gestão dos projetos das feiras multissetoriais da região do Alto Uruguai Gaúcho. Para isso, foi necessário identificar como são elaborados os projetos, quais as metodologias aplicadas, quais os stakeholders e como estes são gerenciados ao longo de seu ciclo de vida e de seus processos, além de apresentar seus principais pontos fortes e falhas. A população do estudo são os trinta e dois municípios da região pesquisada e a amostra abrange nove destes. A metodologia aplicada baseou-se em uma abordagem exploratória e qualitativa, e a coleta de dados ocorreu por meio de documentos e entrevistas com os organizadores. Com a realização deste estudo verificou-se que os eventos analisados não elaboram projetos para auxiliar no gerenciamento das feiras, consequentemente, a gestão ocorre empiricamente, variando de acordo com o perfil da comissão organizadora, e sem planejamento prévio.

Biografia do Autor

Luiza Dall'Bosco Tonial, Universidade Federal da Fronteira Sul

Acadêmica do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim. Bolsista de Iniciação Científica (FAPERGS).

Débora Regina Schneider Locatelli, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutora em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim.

Publicado
07-10-2020