A TEMÁTICA AMBIENTAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA DO 3º ANO

Palavras-chave: Material didático, ensino de química, qualidade de vida

Resumo

A presente pesquisa consiste em estudar de que forma a Educação Ambiental (EA) está presente nos Livros Didáticos (LD) de Química do 3º ano do Ensino Médio, advindos do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2018), uma vez que esta temática exige um diálogo cada vez mais presente em todos os níveis educacionais, visto a função social que a EA precisa efetivar na realidade dos sujeitos. Por pensar na EA com responsabilidade, buscamos compreender como as concepções conservadora, de ecologia social e de ecologia política, com base em Mello e Trivelato (1999) estão presentes nos LD, e de que forma a perspectiva crítica de EA se torna de fundamental importância para a superação do modelo vigente de sociedade, buscando uma alternativa para o enfrentamento dos problemas ambientais presentes na atualidade. Os resultados evidenciaram um pequeno número de excertos de EA encontrados nos LD, destacando-se o papel do professor em sala de aula, para a formação de sujeitos críticos.

Publicado
08-10-2020